domingo, 27 de maio de 2012

À conversa com Maria de Belém Roseira




Na sexta-feira, tive o enorme prazer de estar à conversa com a Dra. Maria de Belém Roseira, ilustre deputada, e presidente do Partido Socialista Português. Uma conversa convocada pelo papel da Mulher na evolução democrática portuguesa.

Registo o meu profundo agradecimento pela pronta disponibilidade, e pela simpatia com que me recebeu, debaixo de uma agenda fortemente condicionada.

Dia 30, conto-vos mais sobre isto!

"(…) O meu objectivo era ser advogada, aliás fiz o estágio inscrevi-me na ordem, e ainda fiz durante algum tempo advocacia, mas acabei por ser muito apanhada pela importância de uma participação pública mais activa, digamos, dá-se pela coincidência histórica, entre o inicio da minha actividade profissional, e uma grande revolução no país que constituiu, a transformação de sistemas de protecção social dirigidos a algumas camadas da população portuguesa, para um sistema de protecção social universal, isso foi realmente uma grande alteração, uma grande transformação do ponto de vista filosófico, e do ponto de vista prático, em que cuja construção eu tive oportunidade conjuntural de intervir. Em termos de faculdade, como disse e bem havia muito poucas mulheres, em Coimbra havia nítida discriminação, não por parte de todos os professores, mas muito, pelos mais marcantes. Eu nunca tive nenhuma questão directamente assumida nesse sentido, mas lembro me perfeitamente de uma conversa que um professor teve comigo, no sentido de dizer, que gostava de espremer mais, as pessoas que tinham perfil parecido com o meu, pessoas estudiosas, bem comportada, etc., porque isso lhe dava um especial prazer, coisa que obviamente não fazia aos rapazes.(…)"

M | Ribeiro Henriques

“Há ideias e factos, que são portadores de futuro”

|Coimbra, 27/05/2012|