sábado, 2 de junho de 2012

Apresentação do ensaio "O Papel das Mulheres na Democracia"



  
Ontem, tive um momento muito feliz, e de realização muito particular, como há muito tempo não gozava. Já tenho colocado por aqui partes deste caminho que agora comecei. Nos retratos de um percurso, que em boa hora encetei.

Decidi-me por tratar o papel da Mulher na Sociedade Portuguesa. Enquadrar o seu percurso na diligência Democrática, foi a premissa. Podia assumir este, como um desafio intermitentemente investido de audácia, quer pela dissonância de teses a abordar, quer pelo espectro da investigação.

Afinal, Democracia....é, tudo! E como diria Mª de Belém Roseira, tudo é Social!

Teria que investir na análise a esfera cultural, e desde logo na dimensão Sociopolítica, preferi ainda assim dirigir a minha investigação, na analise e tratamento de matéria conceptualmente civilizacional.  

Neste ensaio que agora vos apresento,  digiro-me à dimensão democrático-paritária, falo de igualdade, de instrumentos como mainstreaning,  num caminho percorrido na história, pelo percurso de algumas Mulheres, e Homens que investidos de futuro, não hesitaram em dizer "Presente" quando convocados pelo caminho civilizacional do Estado Português.

Nesta sede contei com a colaboração imprescindível de algumas (muitas) Mulheres de seu tempo, Mulheres que pelo seu percurso levaram mais além uma afirmação cívica emergente.

Destaco de entre elas a Exma. Sra. Presidente da Assembleia da Republica, Dra. Mª Assunção Esteves, pela sua pronta resposta ao meu pedido de colaboração, às deputadas Mª de Belém Roseira, Mariana Aiveca, Heloísa Apolónia, e Gabriela Canavilhas,  e ainda às escritoras Isabel Alçada, e Helena Sacadura Cabral. 

A todas, mas a todas tantas me ouviram, e a todas, tantas eu ouvi e li para aqui chegar, e àquelas que comigo colaboraram ao longo destes meses, às Associações e Instituições publicas e privadas, me concederam do seu tempo, e recursos, de onde destaco o Fundo Mª de Lurdes Pintasilgo, a Amnistia Internacional, e sem duvida à Comissão de Cidadania e Igualdade de Género, na pessoa da sua presidente Elza Pais, pelo apoio imprescindível ao desenvolvimento deste trabalho, e naturalmente pela disponibilização do fundo bibliográfico da CIG, concluo afirmando que juntos, fizemos um grande exercício de cidadania.  

...minhas caras Senhoras e meus Senhores, Obrigado!
M | Ribeiro Henriques

“Há ideias e factos, que são portadores de futuro”

|Coimbra, 02/06/2012|