segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fado, Futebol, e Fátima

... eu até entendo, quer dizer, nós somos um país de Futebol, de Fátima, e até de Fado... e nisto transporto-me para o passado e evoco a trilogia, bandeira do Estado Novo, para tentar perceber porque não demos ainda um salto?!! Continuamos iguais a nós mesmos, e nem nos apercebemos como conseguimos ser ainda um Portugal dos Pequenitos, (e aqui pela dimensão, e não pela causa).

Bem, “o Futebol  está na nossa cultura”... e isto é desculpa que vale para tudo também...

É público que não tenho particular interesse por Futebol, na realidade nunca tive! Penso que como qualquer outra opção que tomamos na vida, o Futebol não me surtiu interesse. Enquanto criança, preferia os livros, os jogos de mesa ou a construção dos meus próprios brinquedos, enquanto os meus amigos jogavam à bola, em torneios sem fim...

Daí o meu respeito por quem aprecia um bom jogo de Futebol! O direito à escolha, como o exercício de liberdade...

...Mas não consigo perceber porque abdicamos da nossa identidade pessoal, pela histeria colectiva emanada pelos media em tempo de torneios  nacionais, ou europeus, ou ainda mundiais. Na realidade o que não percebo mesmo é porque tratamos o Futebol, como Filho, e o País como enteado!

Confusos? Eu explico....

Entregamos centenas de euros  por dia, e a julgar pelo que li hoje num jornal diário, gastam-se cerca de 30 mil euros / dia com o Europeu de Futebol, para assistir o “bota de ouro” a marcar um morteiros, mas se ele falha.... afinal não era assim tão bom... perde patrocínios, ouve assobios... criticas e sátiras de que não se livra, aliás basta abrir uma qualquer rede social por esses dias para se perceber do que falo.

Diz que afinal era o outro lustre desconhecido, o "the  especial one" lá do sítio, e curiosamente ainda ninguém tinha dado por isso...

Hoje fui jantar com o Pedro, e o restaurante estava cheio de pessoas, à primeira vista pensei - "Mas olha que bom para a economia", mas na realidade, depressa percebi que ali se valiam dos créditos televisivos, os fervorosos adeptos da selecção, e o motivo; já se sabia, Portugal defrontava os laranjas mecânicas.

O Sushi, esse entrou  a correr, e com sabor a pouco, a pouca liberdade, aquela que começa e termina (tecnicamente) onde começa a de todo um mundo, de pessoas…  com efeito foi-me impossível qualificar aquele momento, mas pronto afinal jogava a Selecção...

Marcados os golos da praxe, no final ouvia-se que afinal era o tal bota de ouro, ou bola de ouro, que era o maior, ....e pufff... lá se foi os escassos dias de sucesso do tal, aquele que ninguém sabe o nome, aquele.... o desconhecido... e eu não digo que Futebol é coisa difícil de perceber? ... Bem acho que eu não percebo nada de Futebol... é o que é...

Entretanto na Grécia os conservadores da Nova Democracia, ganham hoje as eleições, e Durão Barroso da Europa avisa que quer ver um governo formado naquele país o quanto antes, e ainda ontem se ouvia da Alemanha a Chacelarina avisar que “os compromissos internacionais são para cumprir”, onde foi que eu já ouvi isto...

O país arrisca uma saída do euro, a Europa atravessa uma crise sem precedentes, Mário Soares avisa que seria uma estupidez uma saída da Grécia da zona euro.

A ver se consigo os meus 7 dias de sucesso, sem ter de apreender a jogar à bola, com uma idade destas ...

...e isto tudo no dia em que  joga a selecção da Tuga....

M | Ribeiro Henriques

“Há ideias e factos, que são portadores de futuro”

|Coimbra,18/06/2012|