sexta-feira, 29 de junho de 2012

A cerimonia da Academia




Tive a oportunidade de assistir hoje a uma cerimónia única, realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Cerimonia que contou com a presença do Sr. Secretario de Estado do Ensino Superior.

Tratava-se de atribuir aos alunos do PLI, o certificado de participação neste programa de mobilidade promovido pelo Governo Federativo Brasileiro através da CAPE, em articulação com a UC.

Podem saber mais sobre a CAPE, e este programa em especifico em; http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/licenciaturas-internacionais

Foi delicioso perceber como Coimbra, tocou o coração dos “nossos irmãos”, foi notória a emoção nos olhos de cada um. A Luciana, aluna da Universidade Federal do Estado da Baía, foi a porta-voz dos cerca de 800 futuros professores Brasileiros.
Este é um programa que promove o ensino articulado entre instituições internacionais, que visa o melhoramento da formação dos futuros professores do país, com vista ao seu incremento no progresso educacional brasileiro.
Para trás ficam os amargos à chegada, as dificuldades de quem chega a um país que fala a mesma língua, mas difere na cultura.

Como Português membro desta academia Coimbrã, sinto-me imensamente orgulhoso pelo acolhimento que lhes prestamos, pela vinculação académica que lhes transmitimos, pela nostalgia que nos seus olhos identifico agora na hora de partir, depois destes dois anos entre nós.

Sinto-me sem dúvida mais rico, desde logo pela prestação que este mosaico cultural do país irmão nos ministrou. Não consigo descrever o que senti por ver as nossas tradições tão enraizadas nestes alunos, havia até os que empossavam imponentemente o traje académico, magnífico! Não tenho dúvida que Coimbra lhes mostrou o verdadeiro sentido da palavra Saudade.

Agora já no saldo final, e algumas lágrimas depois, tempo de deixar os meus parabéns aos agora “Pli-oneiros”, fazendo votos de sucessos vários e múltiplos, que esta experiencia os tenha prestado melhores cidadãos, que tragam presente nos seus dias o que aqui apreenderam, e que levem Coimbra no coração.

Viva Portugal, viva o Brasil!

M | Ribeiro Henriques

“Há ideias e factos, que são portadores de futuro”

|Coimbra, 29/06/2012|